Skip to main content

Você sabe que aceitar pagamentos sem dinheiro (cashless) em seus eventos é crucial. Você provavelmente já ouviu falar (e usou) vários métodos de pagamento sem dinheiro, como Apple Pay, Google Pay, e, é claro, cartões, relógios e pulseiras. 

Mas como definimos pagamentos sem dinheiro no mundo digital de hoje e quais são as vantagens e desvantagens de aceitá-los em seu negócio?

 

O que são pagamentos cashless? 

Pagamentos cahsless são qualquer tipo de transação monetária que é concluída sem a troca de dinheiro físico. Portanto, isso inclui métodos de pagamento como cartões, pagamentos móveis,  pulseiras, carteiras digitais, transferências bancárias, pagamentos peer-to-peer (P2P), Buy Now, Pay Later (BNPL) e criptomoeda.

À medida que a tecnologia continua a avançar na era digital de hoje, os pagamentos sem dinheiro estão se tornando cada vez mais populares entre empresas e consumidores. No Brasil, é esperado que entre 2020 e 2025, os pagamentos sem dinheiro cresçam mais de 80% (FEBRABAN).

A pandemia do Covid-19 acelerou a adoção de pagamentos sem dinheiro (cashless), mas essas opções sem contato têm muitos benefícios que continuam alimentando seu crescimento, incluindo conveniência, velocidade, flexibilidade, melhor rastreamento e manutenção de registros do histórico de transações, maior segurança e custos mais baixos para as empresas, inclusive as que organizam eventos e festivais.

 

Pagamentos por aproximação e pagamentos sem dinheiro: qual a diferença?

Pagamentos por aproximação é um termo mais amplo usado para os vários tipos de métodos de pagamento que não exigem contato entre o vendedor e o comprador. 

Por exemplo, as transações no cartão com chip ou aparelhos que usam a tecnologia NFC permitem que os consumidores toquem ou encostem seu cartão perto de um ponto de venda (POS, maquininha) para concluir uma compra sem fazer contato físico com um humano.

Pagamentos sem dinheiro simplesmente significam que a transação ocorre sem o uso de notas físicas ou moedas. Muitos pagamentos sem dinheiro também são sem contato, como pagamentos Apple Pay ou QR Code.

 

Quais as vantagens dos pagamentos sem dinheiro (cashless)?

Em comparação com as transações em dinheiro tradicionais, os pagamentos sem dinheiro têm várias vantagens.

Economia de tempo e dinheiro

Com menos dinheiro para lidar, você pode reduzir os custos associados à contratação de pessoal, segurança e compra de uma caixa registradora. Portanto, com pagamentos sem dinheiro, seu vendedor também pode atuar como um caixa. Tudo que ele (ambulante) precisa fazer é ter uma máquina para permitir que os participantes paguem em qualquer lugar do evento, por exemplo.

Mais vendas

Métodos de pagamento sem dinheiro, como cartões, códigos QR Code e pulseiras, reduzem o trabalho do cliente na hora de comprar, o que estimula que fiquem mais tempo em seu evento e consumam mais.

Maior satisfação do participante

Conveniência e facilidade de uso são dois dos benefícios mais notáveis dos pagamentos sem dinheiro. Com os dispositivos atuais os compradores não precisam mais carregar uma carteira volumosa ou se preocupar em ter dinheiro ou troco suficiente para concluir uma compra. 

Contudo, eles podem concluir as transações mais rapidamente simplesmente aproximando seu cartão ou pulseira de um dispositivo para finalizar a compra.

Maior segurança

Segurança é obrigatório. Isso significa que quando você usa tecnologia de pagamento moderna em seu evento, você se beneficia das proteções adicionais que a acompanham.

Contudo, com o dpen, as transações são protegidas por várias camadas de segurança para evitar fraudes.

 

Como o dpen ajuda seu evento a aumentar os lucros com o uso da tecnologia Cashless

Existem várias razões para usar o dpen em um evento. A solução, que é voltada para pagamento e consumo em eventos, oferece uma série de benefícios para os organizadores, incluindo:

  • Organização e controle: O dpen permite organizar e controlar todos os aspectos de um evento, desde o consumo até o controle de estoque e do menu. Isso facilita o trabalho do organizador e garante que o evento seja realizado da forma mais eficiente possível.
  • Eficiência: Com a solução você consegue automatizar uma série de tarefas, o que economiza tempo e recursos para o organizador. Além disso, o dpen oferece uma interface intuitiva e fácil de usar, o que facilita o aprendizado e a adoção.
  • Personalização: A plataforma flexível que pode ser personalizada de acordo com as necessidades de cada evento. Isso permite que o organizador crie uma experiência única para os participantes.

Entre em contato com nosso time de vendas e eleve a experiência do seu evento ou festival a um outro nível.