Skip to main content

Nos últimos cinco anos, os eventos ao vivo passaram do dinheiro para pagamentos sem contato, como o Tap to Pay ou, para muitos festivais, pagamentos através de pulseiras. Nos últimos dois anos, a aceitação de se afastar do dinheiro cresceu a um ritmo mais rápido, desde os protocolos da Covid-19 até eventos que decidiram ser totalmente sem dinheiro para se livrar do incômodo e das preocupações adicionais de segurança.

Os pagamentos sem dinheiro (cashless) variam em definição com base em quem você pode perguntar, então levamos em conta todas as opções possíveis neste post para compartilhar como o Tap to Pay, Apple Pay e Android Pay, cartões e uma das que mais crescem em popularidade para festivais: pulseiras personalizadas.

 

Como funcionam os eventos ao vivo com cashless?

Na maioria dos eventos sem dinheiro, os clientes não terão a opção de usar um cartão de crédito, cartão de débito ou dinheiro para transações individuais. Em vez disso, eles colocam dinheiro em uma carteira digital e usam isso para todas as suas compras.

Os participantes podem adicionar saldo em sua conta antes do festival ou em um quiosque/totem quando chegarem. Melhor ainda, em algumas situações, eles também podem usar um aplicativo móvel para aumentar seu saldo de qualquer lugar.

Como eles gastam o saldo? A opção mais popular é através de pulseiras RFID ou NFC personalizadas com a marca do evento – uma pulseira de tecido e plástico com um chip dentro.

A equipe no local terá dispositivos para aceitar pagamentos sem contato, então o cliente apenas aproxima o pulso para perto deles e eles deduzirão da carteira digital. A equipe também pode verificar o saldo do cliente e mostrá-lo a ele após cada compra.

Quando o evento terminar, os clientes podem solicitar um reembolso do saldo não utilizado.

Qualquer tipo de evento pode deixar de utilizar dinheiro, mas você o verá com mais frequência em eventos ou festivais de música, onde os convidados fazem várias transações ao longo do dia ou fim de semana – comida, bebidas, estacionamento, memorabilia e assim por diante.

Quais são alguns dos benefícios do cashless em eventos?

Melhor experiência do cliente e transações mais rápidas

Chega de vasculhar sacolas ou carteiras, contar dinheiro ou esperar por um processamento lento de débito e crédito, em um caixa para pegar fichas.

O participante simplesmente aproxima o pulso e pronto. Além disso, os participantes não precisam se preocupar com carteiras perdidas ou roubadas. A pulseira de cada participante contém um código QR exclusivo e é completamente segura.

Conhecendo seus clientes

Com transações sem dinheiro (cashless), você poderá ter dados detalhados de transações para conhecer os itens mais vendidos, tendências no pico ou baixa de consumo por PDV, fornecedor e item para cada cliente. 

Ao poder ver o comportamento e os hábitos de gastos de cada participante ao longo do seu evento, você obtém insights inestimáveis para ajudar a maximizar a receita e saber o que eles querem.